« Home | Tudo normal » | Doem-me os gémeos.Salvo seja. » | Segundo dia, primeiro dia "a sério" » | Primeiro dia de trabalho. » | Summer afternoon » | Vida normal » | Dolce fare niente » | Um graaaande dia :) » | Feels like dancing... » | É bom saber »

Fresh news.Vespera de feriado



Antes de mais nada, deixem-me dizer que tenho recebido algumas queixas relativas a comments que não aparecem no blog. Antes que fique conhecido por um censura fascizóide (agora a brincar) desactivei a "comment modderation". Espero que os comments agora cheguem cá.

Tempo de fazer um balanço de "primeira semana".

Vamos começar pela parte menos boa.Sempre me avisaram que a integração no bloco era complicada, e muita gente que se metia no bloco apenas para "gozar" do horário tipico de funcionario publico, acabava por desistir depois da integração. De facto, não é facil.É de certa forma frustrante, sair do curso e ir trabalhar para um sítio onde literalmente a pessoa se sente inútil...e quer mostrar serviço, trabalhar, justificar os honorarios, e não consegue, simplesmente porque não sabe. Por esse motivo, em alturas mais complicadas penso se não devia ter escolhido uma coisa mais simples (um internamento que conhecesse dos estagios, onde ao fim do estagio ja era quase da equipa).O ambiente em bloco é pesado, a pressão é muita, e ha tendencia para haver um aumento de stress.Sinto falta das equipas, das passagens de turnos, da galhofa. Ali, toda a gente faz "o seu trabalho", um bocadinho sem dar cavaco a ninguem.Nos momentos menos bons, pergunto-me se fiz a escolha certa.Às vezes até questiono se estou na profissão certa.

Agora a parte boa: Ao fim de uma semana ja me sinto um bocadinho mais autonomo (é de referir que tenho uma semana de integração, quando a ideia é integrar-me (nesta função) em 2 meses e ja me delegam certas responsabilidades).Todos os dias aprendo mais qualquer coisa, e todos os dias ganho um bocadinho mais de autonomia.O feedback dos meus colegas que se estão a integrar nos internamentos é parecido com o meu, pelo que fico mais descansado. Ja quase toda a equipa me conheçe, e desde que as coisas não fujam ao "standard" ja me oriento bem.
Ja toda a gente me conhece, ja tenho um cacifo.Aprendo muito, muito, muito, todos os dias.E vou continuar a aprender, porque gosto do que faço, e porque o trabalho não me assusta.
Como a minha mãe diz, se te chateares com aquilo, daqui a 6 meses mudas para o centro de saúde ou coisa do género. Mas acho que não vai ser preciso. Nas primeiras semanas dos estágios (mesmo os que gostei mais - especialmente nos intensivos) sentia-me sempre um inutil...e por ser perfeccionista vinha sempre para casa meio desanimado.

Ja sabia que a integração era longa e demorada.Mas uma coisa era ter uma ideia disso.Outra é vivenciar isso mesmo.Daqui a um ano (tempo previsto de integração) digo qualquer coisa. Tou a brincar, eu vou dando notícias.

Ainda bem que amanhã é feriado :)

Não me ocorre nada de jeito para dizer.Amigos e amigas está quase tudo de férias.

Tenho saudades do Brasil.Ninguem quer fugir comigo para lá? =)

E tenho saudades do pessoal da sala de tratamentos do centro de saúde (e esta hein?)

Beijinhos e abraços

Dive

João isso k descreveste faz parte da evolução natural das coisas...eu por ex. já trabalho há 1 ano e ainda me sinto uma maçarica, temos imensas coisas ainda para aprender, o importnt é a vontade e iniciativa pa isso!!
Relax ;)

Bjinhos

Dive no inicio tudo custa, a adaptação é dificil, seja qual for o sitio onde trabalhes. Sentes q ag a pressão é maior pk já n tens d teu lado a orientadora q te "protegia", ag tas por ti e sentes o peso d responsabilidade,todos os enfermeiros passam por isso. Ainda hoje tenho as minhas duvidas, os meus receios, questiono as vezes os meus colegas mais velhos. E não temos que nos sentir inferiores por isso, ninguem nasce ensinado e o q aprendemos na escola n é o suficiente.Daqui a um tempo vais-te sentir autonomo e com maior capacidade para agir. Beijinhos e boa sorte :)

Não me parece que possas sequer equacionar se escolheste ou não a profissão certa. Não me parece por tudo o que já li neste blog sobre o que estavas a estudar e agora a aplicar.. mas sobretudo porque ao longo dos teus posts, esta frase que escreveste agora ("Aprendo muito, muito, muito, todos os dias.E vou continuar a aprender, porque gosto do que faço, e porque o trabalho não me assusta.") ressalta e não é de todo falsa! Parabéns pelo gosto que depositas no que fazes :) e boa sorte para a integração completa!! Fico à espera das notícias*

A integração passa por fases como aquela que tu descreveste. Sem stresses e sem pressas, chegas lá!

Bom feriado!

Abraço

Tu consegues miúdo!
beijos

Brigada pelos Parabéns...
E bora para o Brasil que isto aqui está muito deprimente!
beijinhos

Força!!!
Apesar das dificuldades tenho a certeza que te vais dar bem!
Tens orgulho no que fazes e isso é bom!
Beijinho e boa fuga (para o brasil)

eu vou po brasil, wanna come?

Enviar um comentário